Educar para fazer melhores escolhas
Num mundo mais complexo e onde há tantas possibilidades em todos os campos, pessoais e profissionais, precisamos fazer cada vez mais escolhas.
A educação pode ser um caminho fundamental para ter condições de fazer escolhas mais significativas no campo intelectual, emocional, profissional e social na construção de uma vida mais plena de sentido e realização.
A finalidade principal de aprender não é acumular informação, mas transformá-la em conhecimento. A educação precisa focar mais, junto com a competência intelectual, a construção de pessoas cada vez mais livres.
Agora é o momento de enxergar possibilidades imensas de mudança que se abrem a nossa frente. Vale a pena mudar, aprender de verdade, ajudar a quem está começando. É importante pensar na educação que valorize as pessoas, que as liberte dos ditadores das soluções únicas, das imposições autoritárias em qualquer campo, principalmente no emocional.
O maior desafio que temos é aprender a transformar-nos em pessoas cada vez mais humanas, sensíveis, afetivas e realizadas. De nada adianta, saber muito, se não o aplicamos nas nossas vidas.
O desafio mais interessante da nossa vida é transformá-la em um processo contínuo de aprendizagem, de evolução e de realização,pessoal e profissional.
http://www.eca.usp.br/prof/moran/escolhas.htm
De certeza o sujeito educado tem todos os instrumentos necessarios, para analizar, deduzir concluir e ser mais feliz...
ResponderExcluir